segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O que você deve saber sobre CMV na gravidez?

O que você deve saber sobre CMV na gravidez?

O citomegalovírus (CMV) é o vírus mais comum e a maioria das pessoas nunca ouviu falar. Cerca de 1 em cada 100 a 150 recém-nascidos nascem com CMV, tornando-se o vírus mais difundido do congenitamente adquirido. Comum em crianças e adultos, entre 50 a 80 por cento das mulheres em idade fértil ser infectada pelo CMV e, entre 1 e 5 por cento das mulheres grávidas vai pegar CMV pela primeira vez durante a gravidez.

A maioria das infecções por CMV é "silenciosa" e inofensiva, mas em mulheres grávidas o CMV pode ser transmitida para o feto, por vezes, com efeitos devastadores para o feto. Portanto, é importante se você estiver grávida, ou conhece alguém que está grávida, para ser " cautelosa com o CMV."
As mulheres que estão grávidas devem discutir CMV com o seu obstetra. Testes para a infecção por CMV é um simples exame de sangue e existem intervenções disponíveis para ajudar.
Infelizmente, os estudos têm mostrado que a maioria das mulheres em idade fértil, e surpreendentemente muitos obstetras, não estão cientes dos avanços mais recentes no tratamento da infecção por CMV na gravidez.
Porque muitas das perguntas que recebo são sobre a infecção por CMV durante a gravidez, e eu decidi discutir algumas informações básicas que eu espero que você ache útil.

Quais são os sinais e sintomas de CMV durante a gravidez?

A maioria das infecções por CMV em mulheres grávidas são "silenciosas" e não causam sintomas. Quando os sintomas ocorrem, eles mais comumente são febre, dor de garganta, inchaço dos gânglios linfáticos e fadiga extrema. Raramente, pode ocorrer uma erupção cutânea, tosse ou diarreia. Estes sintomas não são específicos para a infecção por CMV e pode ser causado por outras condições. Infelizmente, a primeira vez que uma mulher grávida tem conhecimento de CMV é muitas vezes quando ela tem um bebê diagnosticado com infecção CMV congênita. Os exames de sangue são necessários para diagnosticar com precisão a infecção por CMV durante a gravidez.

É comum a infecção por CMV na gravidez? 

Cerca de 1-4 por cento de todas as mulheres grávidas irão experimentar uma infecção por CMV primária durante a gravidez. Se você trabalha em um ambiente de assistência à infância, o risco aumenta para aproximadamente 10 por cento. Se você tem uma criança em casa, que está ativamente infectada com CMV e espalhando o CMV na saliva ou urina, o risco é ainda maior, aproximando-se de 50 por cento em alguns estudos.

Qual é o risco para o meu bebê se eu tiver uma infecção por CMV durante a gravidez?

Infecções por CMV na gravidez pode ser (primeira infecção com CMV) primário ou recorrente (infecção com uma segunda estirpe de CMV ou reativação de sua própria estirpe CMV).Aproximadamente 40 por cento das mulheres que experimentam uma infecção primária por CMV durante a gravidez irá transmitir a infecção por CMV para seu bebê. A razão pela qual algumas mulheres transmitem CMV ao seu bebê e algumas mulheres não transmitem é desconhecido.

A maioria dos bebês nascidos congenitamente infectadas com CMV parece normal ao nascimento.
No entanto, aproximadamente 10 por cento dos recém-nascidos infectados, como resultado de infecção por CMV primária da mãe durante a gravidez, terão sintomas no útero ou no nascimento. Os recém-nascidos com doença congênita por CMV sintomática ao nascer podem ter uma variedade de sinais e sintomas nos sistemas dos órgãos, e também pode ter deficiência de longo prazo na audição, visão, cognição e desenvolvimento motor.
Em alguns bebês com a doença CMV congênita grave, a infecção é fatal. Portanto, uma infecção por CMV primária materna pode acarretar um risco significativo para o feto.

As mulheres que experimentam uma infecção recorrente CMV também pode transmitir CMV ao seu bebê, mas a ocorrência é muito mais baixa (0,1 por cento ou menos) do que depois de uma infecção por CMV primária (40 por cento). Além disso, os sintomas graves raramente ocorrem no feto ou recém-nascido que está congenitamente infectada como resultado de uma infecção recorrente materna.

Como você faz o teste para CMV durante a gravidez?

Testes para a infecção por CMV é um simples exame de sangue, chamado de anticorpos CMV IgG. Ele vai determinar se uma mulher grávida teve CMV. Um resultado positivo indica uma infecção atual ou passado por CMV. Um segundo exame de sangue, chamado de anticorpos CMV IgM irá ajudar a determinar se a infecção por CMV é atual ou passado.

Se positivo, a infecção pode ser atual, geralmente em algum momento nos últimos 4 meses. CMV anticorpo IgM em algumas mulheres pode permanecer positivo para mais de 4 meses (por vezes até um ano ou mais) ou pode ser um resultado falso positivo.

Portanto, um terceiro teste de anticorpos CMV pode ser realizada, por CMV IgG chamado índice de avidez. Um índice de avidez baixa CMV IgG indica a infecção por CMV primário ocorreu menos de 4 meses antes do exame de sangue, e um alto índice de avidez CMV IgG indica uma infecção por CMV ocorreu 4 meses atrás ou mais.

Um teste de avidez de CMV IgG não é recomendado se o anticorpo CMV IgM é negativo, e o teste não pode ser executado se o anticorpo CMV IgG é negativo.

O que pode ser feito se eu pegar CMV durante a minha gravidez? 

Se tiver uma infecção por CMV durante a sua gravidez, o seu obstetra deve acompanhar o crescimento e desenvolvimento do seu feto cuidadosamente com exames de ultrassom fetal e outros testes. Além disso, a consulta com um especialista em medicina materno-fetal ou um especialista em obstetrícia de alto risco pode ser indicada, especialmente se os efeitos de in utero CMV são vistos no feto. Tratamento pré-natal de uma mãe grávida de CMV globulina hiperimunes (CMV enriquecido de anticorpo) pode reduzir a transmissão do CMV para o feto e reduzir ou inverter alguns dos efeitos de CMV no feto. Se você tem experimentado uma infecção CMV primária durante a gravidez, por favor consulte-se com seu obstetra ou especialista em medicina materno-fetal sobre se vai fazer ou não o tratamento de CMV globulina hiperimunes se é certo para você e seu o bebê, se vai fazer bem à sua saúde e o bem-estar do seu bebê ainda no útero.

E se eu estou grávida e meus anticorpos para o CMV são negativos? 

Se você está com anticorpos CMV IgG e CMV IgM negativos e grávida, então você nunca teve uma infecção por CMV, e, portanto, vulnerável à infecção do CMV pela primeira vez durante a gravidez. Ao saber que você é CMV negativo, e por saber sobre as precauções CMV, você pode tomar medidas para reduzir o seu risco de CMV durante a gravidez.
Dr. Gail Demmler-Harrison