sábado, 23 de julho de 2011

Prevenção


As mulheres no início da adolescência são os alvos principais para prevenção da infecção congênita por citomegalovírus. A prevenção busca prevenir a infecção primária materna. O teste para sorologia CMV é parte dos exames recomendados na rotina de pré-natal. 

Tentativas de desenvolvimento de vacinas para imunização estão em andamento.


É muito importante que as mulheres se previnam para evitar uma dor maior de ter um filho com 
múltiplas deficiências. Na minha época não havia tanto conhecimento de CMV e também não existiam remédios antivirais para dar aos recém-nascidos.

 Teste CMV antes da gravidez

Mulheres que estão interessadas ​​em ser testada para CMV antes da gravidez pode falar com seu médico e solicitar CMV IgM e IgG de anticorpos. Se elas foram expostas a CMV, é recomendado que as mulheres esperem até que seus níveis de anticorpos IgM CMV fiquem a um nível indetectável e sua CMV índice de avidez IgG suba a uma alta porcentagem favorável.                                                                                   Isto indicaria que a infecção CMV primária resolveu-se e que não existe o mínimo risco de transmissão de CMV para a futura gestante.
 Pode levar de 6 a 12 meses para os testes de anticorpos CMV e avidez serem favoráveis  para que uma mulher possa engravidar.



Tratamento

A indicação de drogas antivirais para o tratamento das doenças provocadas pelo CMV que estão aprovadas atualmente são o Ganciclovir,Valganciclovir.
 
Em recém-nascidos Uma outra situação clínica na qual a terapêutica específica estaria particularmente indicada diz respeito a recém-nascidos com doença congênita sintomática no momento do parto. Embora não haja regressão de lesões já estabelecidas, estas crianças podem apresentar progressão da doença após o nascimento, com conseqüente agravamento das lesões, principalmente as auditivas e neurológicas.


O uso de Ganciclovir em recém-nascidos criticamente doentes pode ser benéfico, principalmente na fase aguda da doença. Estudo recente para avaliar o efeito da terapêutica com GCV EV por 6 semanas, em crianças com doença sintomática pelo CMV envolvendo o sistema nervoso central, mostrou que, após 6 meses, 84% das crianças mantiveram ou melhoraram a audição.


Ganciclovir e Valganciclovir são tratamentos antivirais que podem ser benéficas para um recém-nascido com CMV congênita sintomática. Ganciclovir e Valganciclovir podem prevenir a perda auditiva e melhorar a cabeça e o crescimento do cérebro. Eles também podem ajudar a combater imediatas preocupações médicas causadas por CMV, tais como trombocitopenia (plaquetas baixas), falência de órgãos (baço mais comumente e / ou hepática), hepatite e pneumonia. O tratamento  geralmente dura de 6 semanas a 6 meses.


Nota:Ganciclovir e Valganciclovir podem ter efeitos colaterais graves e os pais devem consultar com um médico antes de iniciar o tratamento. Crianças que recebem estes tratamentos deverão realizar hemogramas regularmente para evitar problemas com neutropenia grave (baixa de glóbulos brancos) ou anemia (baixa de glóbulos vermelhos).

Infecção congênita por CMV Sintomática nos recém-nascidos

Quais são as Sequelas no bebê com infecção congênita por CMV Sintomática?
 Os recém-nascidos infectados com CMV congênita e que apresentam sintomas no nascimento são chamados de "sintomáticos", e representam a minoria, cerca de 10%, das crianças afetadas por infecção congênita por CMV.

Os sintomas atribuídos à infecção congênita por CMV incluem:
  • O tamanho pequeno para a idade gestacional,
  • Aumento do fígado (a hepatoesplenomegalia é um dos achados mais constantes, ocorrendo em cerca de 60% dos casos sintomáticos),
  • Aumento do baço, 
  • Icterícia ou a cor amarela da pele e
  • Lesões de pele conhecidas como "petéquias ou púrpura".

Além disso,poderão ter sequelas neurológicas como:
  • Microcefalia,
  • Crises convulsivas,
  • Retardo no desenvolvimento neuromotor, 
  • Coriorretinite e 
  • Calcificações cerebrais.

Problemas com:
  • Audição,
  • Visão, 
  • Nutrição, 
  • Crescimento, 
  • Cognição, 
  • Aprendizagem motora e
  • Tônus ​​muscular são muito mais comuns em crianças nascidas com CMV congênita sintomática.

As alterações neurológicas mais frequentemente observadas são microcefalia (53%), letargia-hipotonia (27%), diminuição do reflexo de sucção (19%) e convulsões (7%).  

Das crianças assintomáticas, 10 a 15% têm alterações tardias, como a surdez e graus variáveis de lesões neurológicas.

Cerca de 75% dessas crianças terão sinais de comprometimento cerebral e vai experimentar grandes desafios à medida que crescem, no entanto, cerca de 25% não terá nenhum envolvimento cerebral ou menor ao nascer, e terão crescimento e desenvolvimento normais. Além disso, no útero e terapia neonatal precoce pode melhorar a audição e os resultados do desenvolvimento dessas crianças. Mesmo as crianças com deficiências graves e necessidades especiais vão viver a vida adulta.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sinais de Pré-natal de CMV congênita

Sinais de Pré-natal de CMV congênita
Se um ou mais dos seguintes sinais são identificados através de ultra-som, uma amniocentese (
é um exame de uma amostra do líquido amniótico) deve ser feito para confirmar uma infecção congênita por CMV:

-Espessamento da placenta
·         -Organomegalia - aumento anormal dos órgãos
·         -Hepatomegalia - aumento anormal do fígado
·         -Esplenomegalia - aumento anormal do baço
·         -Pyelectasis - dilatação da pelve renal, o funil-como parte proximal dilatada do ureter (tubo muscular que impulsionam a urina dos rins para a bexiga urinária) no rim (também um marcador para a síndrome de Down)
·         -Megaloureter - dilatação anormal do ureter
·         -Ascite - (também conhecida como "barriga d´água" ou hidroperitônio) é o nome dado ao acúmulo de líquido no interior do abdome.
·         -Hidropisia fetal - acúmulo de líquido nos compartimentos fetal
·         Anormalidade de líquido amniótico
·         Microcefalia - perímetro cefálico pequeno, mais de dois desvios-padrão menor do que a média
·         Dilatação dos ventrículos laterais do cérebro - ventriculomegalia cerebral
·         Calcificações intracranianas - a acumulação de sais de cálcio nos tecidos moles do cérebro
·         Hiperdensa imagem em artérias talâmicas
Ecodensidades periventricular
·         Ecodensidades hepática
·         Ecodensidades intestinal
·         Estruturas císticas na zona germinal

Sinais Neonatais da CMV congênita
O bebê pode ter permanentes problemas de saúde ou deficiências que podem ocorrer devido à infecção congênita por CMV:
·         Perda auditiva
·         Perda da visão
·         Deficiência mental
·         Alimentação
·         Problemas para dormir
·         Questões sensoriais
·         Problemas de comportamento
·         Cabeça pequena / cérebro pequeno (microcefalia)
·         Calcificações intracranianas
·         Falta de coordenação
·         Paralisia cerebral
·         Convulsões
·         Morte
(Nota: Se um recém-nascido é diagnosticado com CMV congênita, isso não significa que necessariamente vai desenvolver esses problemas de saúde listados acima e / ou deficiência).

Ser Diferente- Citomegalovírus

Ser Diferente- Citomegalovírus

terça-feira, 19 de julho de 2011

Infecção CMV Congênita

Infecção CMV Congênita
A maioria das mulheres não apresenta qualquer sintoma. Cerca de 10% das gestantes poderão apresentar sintomas, que são facilmente confundidos com um quadro gripal – aparecimento de linfonodos no pescoço, dor de garganta, febre, mal-estar e prostração.

A infecção ocorre quando uma mulher grávida é exposta a CMV e a CMV passa da gestante para o feto, causando defeitos congênitos e deficiências de desenvolvimento.
O mecanismo exato através do qual o CMV atinge o feto durante a reativação da infecção latente materna ainda não é conhecido, mas acredita-se que a placenta funcione como porta de entrada e também como um reservatório no qual o CMV se replica antes de ser transmitido ao feto.

Diagnóstico de infecção congênita intra-uterina

 A necessidade de chegar ao diagnostico de infecção intra-uterina pelo CMV durante a gestação surge ou por suspeita de infecção aguda pelo CMV na gestante ou quando se detecta alguma anormalidade no ultra-som fetal.
 A hipótese de infecção aguda pelo CMV durante a gestação ocorre, quase sempre, em conseqüência da detecção na gestante de IgM para o CMV durante exames pré-natais de rotina.

Tipos de infecção
CMV Primário
Infecção por CMV primária refere-se à primeira vez que alguém pega CMV. Em outras palavras, eles entram em contato com o vírus pela primeira vez e não têm imunidade pré-existente ao vírus.
Grávidas - entre 1-4% de mulheres saudáveis ​​vão contrair  CMV pela primeira vez quando estão grávidas e correm o risco dos bebês nascerem com CMV congênita, que pode causar doenças graves. 

CMV Adquiridos
A infecção é quando uma pessoa está infectada com o CMV após o nascimento, durante a infância ou na idade adulta. A maioria das pessoas saudáveis ​​com uma infecção CMV adquirida geralmente tem poucos sintomas, ou complicações da infecção. Porque as infecções entre pessoas saudáveis ​​são comuns e geralmente assintomáticas, e não são necessários os esforços para prevenir a transmissão entre crianças e adultos saudáveis. ​​

Recorrente
Infecção por CMV recorrente é quando uma infecção CMV anterior que foi considerada dormente (ou latente) torna-se ativo como uma nova infecção novamente.
A infecção recorrente raramente causa sintomas visíveis porque o corpo que  tem imunidade pré-existente ao vírus. Reativação CMV raramente ocorre, a menos que o sistema imunológico da pessoa é reprimida devido a drogas terapêuticas, a doença, stress, hospitalizações, etc
Grávidas - Para mulheres grávidas saudáveis, a infecção CMV recorrente não representa o mesmo risco para doença grave em um recém-nascido como a infecção CMV primária.

domingo, 17 de julho de 2011

O que é Citomegalovírus?

Muitas pessoas não sabem o que é Citomegalovírus, então resolvi colocar aqui algumas informações básicas que coletei de sites que estudam esse vírus. Quanto mais informações as pessoas tiverem mais fácil ficará a prevenção para as futuras gestantes, e menos crianças nascerão com deficiências. 
Precisamos divulgar sobre o CMV e as sequelas que podem afetar os recém-nascidos.

O que é Citomegalovírus?

O Citomegalovírus (CMV) pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zoster.
Herpesvírus é uma grande família de vírus DNA que causam doenças em humanos e animais.Herpes é derivado da palavra grega herpein, referindo-se a capacidade característica de permanecer latente no corpo por longos períodos de tempo. O CMV nunca abandona o organismo da pessoa infectada. Permanece em estado latente e qualquer baixa na imunidade do hospedeiro pode reativar a infecção.
O Citomegalovírus (CMV) é um vírus comum que infecta as pessoas de todas as idades e é geralmente inofensiva para as pessoas com um sistema imunológico saudável. A maioria das pessoas já foi exposta a CMV em algum momento de sua vida sem perceber.
A maioria das infecções por CMV são "silenciosa" ou assintomática, ou seja, a maioria das pessoas que estão infectadas com CMV não apresenta sinais ou sintomas. Uma vez que o CMV está no corpo de uma pessoa, ele permanece lá por toda a vida.

Transmissão

CMV pode ser transmitido das seguintes formas:
- por via respiratória – tosse, espirro, fala, saliva, secreção brônquica e da faringe servem de veículo para a transmissão do vírus;
- por transfusão de sangue;
- por transmissão vertical da mulher grávida para o feto;
- por via sexual;
- por objetos como xícaras e talheres – embora esse tipo de transmissão seja pouco comum, ele é possível porque o citomegalovírus não é destruído pelas condições ambientais.
Obs: é quase impossível viver sem ser infectado, em algum momento, pelo CMV. O período de incubação varia de alguns dias a poucas semanas.
Você não pode pegar CMV simplesmente por estar na mesma sala com alguém, e não há nenhuma informação que indique que CMV é transmitida no ar.