domingo, 17 de julho de 2011

O que é Citomegalovírus?

Muitas pessoas não sabem o que é Citomegalovírus, então resolvi colocar aqui algumas informações básicas que coletei de sites que estudam esse vírus. Quanto mais informações as pessoas tiverem mais fácil ficará a prevenção para as futuras gestantes, e menos crianças nascerão com deficiências. 
Precisamos divulgar sobre o CMV e as sequelas que podem afetar os recém-nascidos.

O que é Citomegalovírus?

O Citomegalovírus (CMV) pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zoster.
Herpesvírus é uma grande família de vírus DNA que causam doenças em humanos e animais.Herpes é derivado da palavra grega herpein, referindo-se a capacidade característica de permanecer latente no corpo por longos períodos de tempo. O CMV nunca abandona o organismo da pessoa infectada. Permanece em estado latente e qualquer baixa na imunidade do hospedeiro pode reativar a infecção.
O Citomegalovírus (CMV) é um vírus comum que infecta as pessoas de todas as idades e é geralmente inofensiva para as pessoas com um sistema imunológico saudável. A maioria das pessoas já foi exposta a CMV em algum momento de sua vida sem perceber.
A maioria das infecções por CMV são "silenciosa" ou assintomática, ou seja, a maioria das pessoas que estão infectadas com CMV não apresenta sinais ou sintomas. Uma vez que o CMV está no corpo de uma pessoa, ele permanece lá por toda a vida.

Transmissão

CMV pode ser transmitido das seguintes formas:
- por via respiratória – tosse, espirro, fala, saliva, secreção brônquica e da faringe servem de veículo para a transmissão do vírus;
- por transfusão de sangue;
- por transmissão vertical da mulher grávida para o feto;
- por via sexual;
- por objetos como xícaras e talheres – embora esse tipo de transmissão seja pouco comum, ele é possível porque o citomegalovírus não é destruído pelas condições ambientais.
Obs: é quase impossível viver sem ser infectado, em algum momento, pelo CMV. O período de incubação varia de alguns dias a poucas semanas.
Você não pode pegar CMV simplesmente por estar na mesma sala com alguém, e não há nenhuma informação que indique que CMV é transmitida no ar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário